domingo, 20 de março de 2011

Minha cabeça vai explodir!

"Minha cabeça vai explodir! Ahhhhh(desespero)!" - Às vezes, do nada, eu falo isso, ou só penso. É, pensar. É o que eu mais faço, o tempo todo. Esse é o problema! Não consigo parar de pensar nem por um minuto. Imagens, acontecimentos, ideias, hipóteses, sonhos, pessoas, planejamentos... Tudo isso ao mesmo tempo. Parece loucura. Geralmente fico até altas horas rolando na cama sem conseguir dormir. Eu queria descobrir um botão para saber desligar.  

Para escrever, por exemplo, eu apago e começo de novo constantemente, porque minha mente fica confusa com tanta informação junta, e tanta vontade de dizer muita coisa ao mesmo tempo. Por isso, talvez, quem esteja lendo o que escrevo se confunda às vezes. Desculpe. Não faço por mal.

Acho que essa característica (ou melhor, defeito) de pensar demais, é uma das causas do déficit de atenção. Pela lógica, quem pensa demais, não consegue se focar em uma coisa por muito tempo. Por exemplo, uma vez, numa aula de matemática no segundo ano, uma amiga cochichou atrás de mim: "Nossa, o cordão da professora parece um monte de baratas." Pronto, perdi a aula. Por quê? Simples. Eu reparei no maldito cordão, comecei a imaginar todas as bijuterias que teriam a ver com insetos, comecei a imaginar a criação deles para confecção de jóias e roupas, e o mundo infestado das infelizes criaturas. Depois disso, a professora havia me chamado para a terra de novo. Porém, 5 minutos depois, ao olhar para o quadro eu li: "Análise dos gráficos". Ferrou. Comecei a viajar na palavra análise. Eu havia tido aula de biologia uns dias antes, e lembrei que "lise" tinha algo a ver com "quebra", logo "análise" seria quebra de ana, quebra anal? 
 
Nessa mesma aula, eu estive em vários planetas, vários universos. Menos o da matemática. E, infelizmente, acontecem em várias matérias. Em diversos momentos da minha vida. Posso até me atrever a dizer que é o tempo todo.

Por isso os que sofrem com o TDAH precisam de extrema concentração numa prova, sem barulhos, distrações, etc. E mesmo assim, podemos viajar na própria avaliação, o que muitas vezes exige um tempo maior de prova (Os vestibulares, em sua maioria, concedem 1h a mais de prova para quem sofre do transtorno).
 Também existem os remédios, que ajudam a focar mais. Eu tomo Ritalina quando vou estudar, resolve um pouco, não foco 100%, mas já é um avanço.

Enfim, o texto já está ficando enorme (eu tenho PAVOR de textos enormes, você já deve ter uma ideia do porquê), vou deixar para contar mais experiências depois, isso enquanto minha cabeça não explodir e eu não me transformar em um zumbi de tanto virar as noites pensando e pensando.

(Ah, e se alguém souber aquela técnica do GOKU de deixar a mente vazia, por favor, me ensine. Pago bem! RS.)

8 comentários:

  1. Johana, em primeiro lugar gostei do teu blog, voce escreve muito bem! E é muito bom saber que outras pessoas tem as mesmas dificuldades que, no colegial, sempre me senti tao burrinha ou pouca esforça, quando nunca conseguia acompanhar as explicaçoes, e sem entender como conseguia ler e escutar musica ao mesmo tempo que balançava os pés... Vo tá sempre por aqui, abraço, Pri =)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, nane. Me identifiquei em praticamente tudo o que disse. Vc tem muito da hiperativade também?
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. é assim mesmo, tenho TDAH também
    vou et seguir aqui.

    ResponderExcluir
  4. Oi pri! Obrigada, só não sei como te responder, á que não tem link para retornar. Mas então, eu sei exatamente como se sente, assim como todos os TDAHs, somos muito parecidos em praticamente tudo! Chega a ser assustador. Parece que fomos feitos em uma fôrma igual. Mesmo tendo nossas diferenças, que nos definem como tais, a semelhança é absurda.
    Enfim, espero que continue lendo e opinando!
    beijocas

    ResponderExcluir
  5. Alisson, eu tenho sim! O novo post é exatamente sobre isso! Espero que goste, beijos

    ResponderExcluir
  6. Ooi! Realmente é bem estranho saber o quanto tanta gente pode ser tao parecida. Li seu novo post, quando criança,tambem sempre me dava mal rs, e agora quando li meu comentario anterior, percebi que nao mudei, algo que sempre foi muito tenso pra mim eram as redaçoes, acho que por ansiedade, pra nao esquecer um novo pensamento antes de ter terminado de escrever o anterior e me perder na linha de raciocinio, acabo cortanto as palavras pelo meio e bagunçando as frases, sem contar a eterna dificuldade com ortografia, que nunca entendi, ja que gosto muito de ler(apesar de fazer isso com algumas dificuldades rsrs). Bom como sempre ja falei de mais, ate em um breve comentario, haha... Beijo

    ResponderExcluir
  7. puts ... eu sempre viajo na maionese... ler textos grandes me dão sono, pq eu tenho que ler a mesma coisa algumas veses, não pra entender o que ta escrito, e sim pra tentar focar no assunto .... isso me irrita e me atrapalha muito.
    valeu por compartilhar isso no blog ... assim posso já posso pesquisar mais sobre o assunto.. nunca imaginei que fosse um padrão penssava que o problema era só comigo msm.hahha

    ResponderExcluir